Ambulatório Médico de Especialidades (AME) inicia realização de endoscopias e colonoscopias

A rede pública de saúde de Pará de Minas iniciou a realização de endoscopias e colonoscopias no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A realização dos procedimentos na unidade de saúde foi possível graças à aquisição de equipamento com recursos viabilizados por emenda parlamentar do Deputado Federal Diego Andrade no valor de R$ 780 mil.
O início do serviço foi confirmado pelo Secretário de Saúde, Wagner Magesty. Segundo Magesty, as endoscopias já foram iniciadas e a colonoscopia estará disponível nos próximos dias pelo SUS sendo um grande ganho para os pacientes de Pará de Minas que precisarem fazer os exames.
“Nós tivemos o início de um trabalho muito importante que é inicialmente da endoscopia e nos próximos dias da colonoscopia que é um aparelho reverso. Quero fazer uma menção honrosa ao deputado federal Diego Andrade que através da emenda parlamentar foi possível a aquisição desse equipamento, diga-se de passagem de última geração que é capaz de oferecer esse exame que previne doenças gastrointestinais e que garante um tratamento muito mais eficiente e eficaz. Eu quero agradecer a doutora Ana Luiza que é a endoscopista que fez os primeiros exames com maior sucesso, então a gente fica muito feliz de poder oferecer isso pra sociedade porque não é comum um serviço desse dentro de uma secretaria municipal de saúde de um ambulatório médico de especialidade. Pará de Minas realmente fica na vanguarda em relação aos modelos de planos de trabalho que a gente tem voltado para a saúde pública”, afirmou o Secretário de Saúde Wagner Magesty.
“Um dos procedimento que gera uma demanda significativa pra gente é a questão envolvendo o preventivo voltado para o recurso do aparelho da colonoscopia e da endoscopia, então essa foi uma meta que nós conseguimos, uma emenda parlamentar do deputado Diego Andrade no qual nós agradecemos muito pois esse procedimento vai trazer um procedimento preventivo e isso vai trazer melhor qualidade de vida para os nossos pacientes e mais uma vez a saúde sai na frente”, ressaltou o Prefeito Elias Diniz.
Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa primeiro ser atendido na UBS mais próxima de sua casa. É a unidade de saúde que fará o encaminhamento para o AME. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde ou pelo telefone 3233-5800.