Saúde

Novo necrotério em Pará de Minas deve ser inaugurado em maio

Saúde 18/03/2024/ 14:28:26
Novo necrotério em Pará de Minas deve ser inaugurado em maio

A necropsia é feita em casos de morte violenta e quando apessoa morre sem assistência médica ou de causas naturais desconhecidas. Esteexame auxilia na confirmação de diagnósticos e na resolução de crimes, podendoser feita mesmo depois do sepultamento, através da exumação do corpo.

Lembrando que para fazer a necropsia, primeiramente, épreciso entender que o cadáver deve ser encaminhado para o Instituto MédicoLegal (IML) quando a morte ocorrer por violência ou causas externas. Asmotivações mais frequentes são: acidentes de trânsito ou de trabalho,homicídio, suicídio, afogamento, incêndio, eletrocussão, dentre outros.

Além disso, os médicos legistas que atuam em necropsias decasos de morte natural devem estar atentos aos indícios que apontem para aocorrência de violências. Ao menor sinal ou suspeita de morte violenta, osprofissionais devem reportar às autoridades, para que ocorra uma investigaçãocompleta.

Em Pará de Minas por falta de um local adequado asnecropsias não estão sendo realizadas no município há quase três anos sendoeste procedimento transferido para o Instituto Médico Legal (IML) de Betim.

Isso tem gerado insatisfação e revolta dos familiares queprecisam aguardar por muito tempo, em alguns casos até 48 horas, a liberação docorpo para o sepultamento sem falar que em alguns casos precisam ir aomunicípio de Betim para fazer o reconhecimento do corpo.

Além disso, na maioria da vezes o corpo fica exposto àsmargens de rodovias ou em outros locais por muito tempo aguardando a chegada doRabecão que o conduz ao IML de Betim aumentando o drama e a angustia dosfamiliares. Mas esse sofrimento pode estar com os dias contados.

O vereador Serginho do JK participou de uma reuniãoimportante no gabinete do Prefeito Elias Diniz na última sexta-feira (15/03)que tratou sobre a entrega do Cemitério Parque da Serra à população e aretomada das necropsias que serão realizadas em uma ampla, confortável eequipada sala dentro novo cemitério.

“Nós tivemos uma pequena reunião onde participou o delegadoregional Doutor Everton, o prefeito municipal Elias Diniz e a minha pessoa.Essa reunião foi para saber mesmo quando vai poder contar com os trabalhos dasnecropsias aqui na cidade de Pará de Minas e durante o encontro, segundo oprefeito Elias Diniz, em maio vai entregar o cemitério para a população dacidade de Pará de Minas bem como a necropsia toda equipada, preparada, com osprofissionais que vão atuar na área”, confirmou o Vereador.

“A falta do IML aqui na cidade de Pará de Minas ela causa umtranstorno enorme para a população porque hoje é comum acidente de trânsito comvítima fatal, suicídio, homicídio, então é comum esses fatos acontecerem nomunicípio. Quando ocorrem esses fatos esses corpos são levados para a cidade deBetim onde são feitas as necropsias. Infelizmente algumas pessoas além doproblema psicológico tem a situação financeira, pessoas não tem condições de irlá buscar o seu ente querido, pessoas não tem condições de um transporte, umaalimentação adequada e sem contar o transtorno psicológico de ficar de um atétrês dias esperando o ente querido chegar para fazer o sepultamento”, concluiuo Vereador Serginho.

Hoje em Pará de Minas não existe um local adequado para arealização das necropsias. O necrotério do Cemitério Santos Antônio não oferecenenhuma condição para o legista fazer o trabalho e hoje esse espaço está sendoutilizado para casos de corpos em decomposição, etc.

Para que as necropsias voltem a ser feitas em Pará de Minasfoi construído um novo necrotério no Cemitério Parque da Serra que está sendoconstruído e deverá ser inaugurado no próximo mês de maio de 2024.

Outras Notícias