Casos de dengue e de chikungunya aumentam e Secretaria de Saúde intensifica combate ao Aedes aegypti em Pará de Minas

Continua preocupante a situação da dengue e da Chikungunya em Pará de Minas. O número de casos das doenças não para de subir e o Centro de Atendimento à Dengue, as Unidades Sentinelas e as UBSs continuam lotadas de pacientes buscando auxílio médico.
Diante do sério às ações de combate às arboviroses continuam nesta quarta-feira (10/04). A Secretaria Municipal de Saúde realizará a aplicação de aero system dentro de residências dos bairros São Cristóvão, Jardim América, Redentor e Conjunto Habitacional José Pereira Campos. O trabalho será realizado das 8h às 19h.
“Como todo mundo está vendo relacionado a questão da dengue, os casos vem aumentando muito, o Brasil inteiro está sofrendo com essa epidemia e a gente tem também um novo vírus que é a questão da chikungunya. Pará de Minas já tem a introdução do vírus e devido as confirmações sorológicas a gente já percebeu que ele está auto em circulação também no município e em uma região de Pará de Minas com número maior elevado perante as outras. Baseado nesses dados uma ferramenta que é usada no casos de chikungunya que é o aero system ele foi cedido ao município através da Secretaria de Estado, então a gente começa já nesta semana a aplicação do aero system que consiste na aplicação intradomicílio, essa aplicação ela feita dentro da casa do morador. O produto que é usado é a Permetrina cinco por cento, baixíssima toxidade, é um produto de pronto uso, então não tem risco de fazer uma dosagem errada do produto que já vem em um cilindro tudo preparado. A gente espera a colaboração dos moradores para que possamos obter sucesso no combate ao Aedes aegypti”, ressaltou o Coordenador de Vigilância Ambiental, Douglas Duarte.
É importante que os moradores recebam bem os agentes responsáveis pelo trabalho e mais importante ainda é a necessidade da população continuar eliminando todos os objetos que podem acumular água e se tornarem focos em potencial do Aedes aegypti