Doses da vacina contra a dengue estão disponíveis em Pará de Minas

O Ministério da Saúde ampliou a distribuição da vacina contra a Dengue para 625 municípios brasileiros. Na Macrorregião de Saúde Oeste de Minas Gerais, as microrregiões de saúde de Divinópolis, Pará de Minas e Nova Serrana foram contempladas com doses do imunizante.
A enfermeira e Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre, confirmou que o Município de Pará de Minas recebeu o primeiro lote com um quantitativo de doses de vacina contra a Dengue insuficiente para vacinar crianças e adolescentes com idades entre 10 anos e 14 anos, 11 meses e 29 dias.
“Nós recebemos 1.422 doses pra fazer a imunização contra a dengue. Nós temos um público esperado pra crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, onze meses e vinte nove dias e esse público perfaz aproximadamente sete mil pessoas, então nesse primeiro momento esse foi o primeiro lote pra que a gente inicie esse processo de imunização. Nós receberemos outras remessas e faremos a aplicação tão logo elas sejam recebidas. É importante salientarmos que há algumas orientações que precisam ser seguidas em relação a aplicação desse imunizante. O primeiro é o período de seis meses entre a infecção por dengue e a aplicação da vacina, então aquelas crianças ou adolescentes nessa faixa etária que tiveram dengue ou que foram casos suspeitos de dengue mesmo ainda sem confirmação devem aguardar esse período de seis meses pra que seja tomada a vacina. A vacina ela pode ser administrada com outros imunobiológicos desde que sejam em locais diferentes a não ser tríplice viral e febre amarela que a gente precisa dar um intervalo de aproximadamente trinta dias. A vacina já está disponível em todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde de 7h30 às 15h30 e no Ambulatório Médico de Especialidades nós teremos até o dia 17 de maio um horário especial de imunização que é de 7h30 às 18h30”, informou a enfermeira e Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Clara.
Ana Clara alertou também sobre a existência de algumas condições para que a pessoa incluída no público-alvo receba a dose do imunizante contra a Dengue, que já estão disponíveis nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde e também no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).