Saúde

Pará de Minas inicia o combate à dengue com aplicação do fumacê

Saúde 08/05/2024/ 14:24:01
Pará de Minas inicia o combate à dengue com aplicação do fumacê

A situação em Pará de Minas no que diz respeito a dengue continua preocupante, o município registra 300 casos de dengue por dia e investiga 7 óbitos que podem ser causados pela doença. Os dados foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

O órgão afirmou que desde março o Município de Pará de Minas vem registrando, em média, 300 casos de Dengue todos os dias. Também afirma que seis mortes por Dengue e outra suspeita de Febre Chikungunya registradas na cidade estão sendo investigadas.

Diante deste cenário epidemiológico a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zica nesta quarta-feira (08/05), às 16h, com a aplicação do fumacê nos bairros Redentor, São Paulo, Padre Libério, São Cristóvão, Walter Martins, Jardim América, Cecília Meireles, Várzea da Posse, Residencial Capanema e Conjunto Habitacional José Pereira Campos. 

“Em primeiro lugar nós vivemos historicamente a maior epidemia de dengue já vivida pelo hemisfério sul e principalmente no Brasil. Em Minas Gerais como eu sempre digo representa 30% de todo esse quantitativo nacional. As ações em Pará de Minas são diversas desde a abertura de centro de hidratação como nós temos aqui o CADE próximo ao AME, tem também duas Unidades Sentinelas que funcionam pós o horário de funcionamento das Unidades Básicas e aos finais de semanas, são diversas ações promovidas pela Vigilância que também levam os agentes de combate a endemias nas residências para definição de focos e orientação dos cidadãos, mas precisa ser uma ação conjunta, não adianta só a Secretaria Municipal de Saúde ter uma ação de assistência sem que haja também o controle efetivo do vetor pelo morador. A gente sabe que a grande e imensa maioria dos focos estão nas residências, para exemplificar isso, os agentes chegaram em uma residência e encontraram 21 focos. Isso eleva o nosso nível de atenção porque nós já estamos em meados de maio e a gente ainda não vê esse pico reduzido. São mutirões de limpeza e além disso a partir desta quarta-feira, dia oito de maio, a partir das dezesseis horas vamos iniciar o trabalho com o carro FUMACê que é o UBV Pesado “, explicou o Secretário de Saúde, Wagner Magesty. 

Durante a aplicação do fumacê, é necessário que os moradores mantenham janelas e portas abertas para que o inseticida atinja o interior dos imóveis, aumentando sua efetividade. Os horários estão sujeitos a atrasos e alterações.

Outras Notícias