Saúde

É neste sábado (08/06) o Dia D de Vacinação contra a Paralisia Infantil

Saúde 07/06/2024/ 14:50:49
É neste sábado (08/06) o Dia D de Vacinação contra a Paralisia Infantil

A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas promove neste sábado (08/06) o dia D de vacinação contra a paralisia infantil. Serão disponibilizadas todas as salas de vacinas das 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h30 às 15:30h.

A campanha faz parte da Estratégia Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que teve início no dia 27 de maio e vai até o dia 14 de junho, com o objetivo de reduzir o risco da reintrodução da doença no país e aumentar a cobertura vacinal.

“O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e empreender esforços pra erradicação dessa doença no País. A poliomielite é uma doença considerada grave, ela causa uma paralisia flácida principalmente nos membros inferiores e essa paralisia pode levar a sequelas irreversíveis”, destacou Juliana Viana, enfermeira e responsável pelo setor de imunização.

“A Campanha começou no dia 27 de maio e segue até o dia 14 de junho, o público alvo são crianças a partir de um ano de idade até 4 anos 11 meses e 29 dias. Todas a 25 Unidades Básicas de Saúde do municípios estão com doses disponíveis para serem aplicadas esse público alvo. Faremos um dia D que será realizado no sábado, dia 8 de junho com abertura das unidades Walter Martins, Nossa Senhora da Piedade, Recanto da Lagoa, Paraiso, Baixo Santos Dumont, São Cristóvão, Dom Bosco e AME no horário de 7h30 às 13h”, alertou Juliana Viana.

“Ressaltamos a importância dos pais e responsáveis estarem levando essas crianças até os pontos de vacinação já que se trata da última campanha contra a Pólio oral do Brasil. A gente está num período de transição, no segundo semestre os reforços de quinze meses e 4 anos que eram feitos com a gotinha será substituído pela vacina injetável, pela vacina da poliomielite inativada e essa será a última oportunidade para estar se imunizando contra o poliovírus oral”, concluiu Juliana Viana.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, crianças de 1 a 4 anos de idade que estejam em dia com o esquema básico devem receber mais uma dose da vacina oral (VOP). A recomendação é que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança para avaliação da situação vacinal pelas equipes de saúde.

O Brasil não registra casos de pólio desde 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No ano passado, entretanto, o Brasil foi classificado pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas como território de alto risco para reintrodução do poliovírus.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poliomielite afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, sendo que uma em cada 200 infecções leva à paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.

Outras Notícias