Saúde

Cirurgias eletivas estão suspensas em toda a região

Saúde 14/03/2024/ 15:31:14
Cirurgias eletivas estão suspensas em toda a região

As cirurgias eletivas nas cidades da Macrorregião de Saúde Oeste, da qual Pará de Minas faz parte, estão suspensas desde o dia 4 de março.A decisão foi tomada pela Coordenação de Atenção à Saúde da Regional deDivinópolis, em ofício encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição e à Secretaria Municipal de Saúde.

A medida é decorrente do agravamento do cenário dos casos dedengue e Covid-19 em toda a região. Com o cenário atual, a fila de espera do SUS Fácil está com lotação acima da capacidade das salas vermelhas dos hospitais, além de sobrecarga na lotação dos leitos de UTI Adulto e Pediátrico.

Segundo a diretoria do HNSC, a situação em Pará de Minas é melhor que outros municípios, ou seja, a Instituição estava conseguindo trabalhar dentro da sua capacidade. No entanto, é obrigatório seguir o fluxo de atendimentos determinado pela Secretaria Estadual de Saúde, daí a suspensão por aqui também.

A Regional de Divinópolis estima em 15 dias, contados apartir do dia 4 de março, o prazo para que as eletivas voltem a ser autorizadas. Tão logo a realização delas volte a ser autorizada, o HNSCpromoverá o reagendamento dos procedimentos.

Unidades Sentinelas

A alta dos casos de dengue também levou a Secretaria Municipal de Saúde a criar em Pará de Minas o Centro de Atendimento à Dengue. Ele foi montado em frente ao Hospital Padre Libério, no bairro Senador Valadares, atendendo das 7h às 19h.

Além disso, duas unidades sentinelas estão funcionando no município exclusivamente para os pacientes com sintomas de alguma arbovirose.Uma funciona na UBS Nossa Senhora da Piedade (antiga Policlínica) e a outra naUBS Walter Martins, com expediente das 7h às 16h.

Outras Notícias