Disparada da dengue e chikungunya preocupa Conselho de Saúde de Pará de Minas

As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como dengue, chikungunya e zica continuam avançando e a situação em Pará de Minas é preocupante. O Centro de Atendimento a Dengue e as Unidades Sentinelas estão ficando lotadas diariamente.
Segundo a atualização da Secretaria de Estado de Saúde(SES), quatro óbitos suspeitos de dengue estão em investigação na cidade. São mais de 2.888 casos prováveis da doença e 256 estão confirmados após exames laboratoriais.
Quanto aos casos confirmados em Pará de Minas, a maioria -que representa 85,16% - não tem nenhuma comorbidade. A faixa etária que mais tem confirmações tem entre 20 e 39 anos e os números mostram que os homens são maioria dos casos confirmados.
Já em relação à chikungunya, são 193 casos prováveis dadoença e outros 65 foram confirmados após exames. Nenhum óbito suspeito está em investigação na cidade. Nenhum caso de zika vírus foi registrado em Pará deMinas neste ano. O Conselho Municipal de Saúde de Pará de Minas também está preocupado com o avanço da dengue e da chikungunya
“O Conselho Municipal de Saúde hoje como órgão deliberador das ações de saúde dentro aqui da nossa cidade vê com muita preocupação esse aumento da incidência não só dos focos de mosquito como também dos casos depessoas positivas com essa doença. Obviamente o que a gente tem buscado é apresentar várias recomendações para que a Secretaria de Saúde ela possa acontento conseguir fazer com que a gente tenha aquela conscientização da população para que nós possamos reduzir o máximo possível o número de focos de mosquito da doença para que desta forma também a gente consiga ter a redução decasos. Uma das coisas que a gente tem tentado também tanto junto com o secretário de saúde aqui do nosso município como também com a Secretária de Estado da Saúde para que alcancemos o Ministério da Saúde para que então a gente tenha uma cobertura maior vacinal porque nós temos conhecimento que o sistema público tem ofertado essa vacina e a gente vê de grande valia para que então possa essa vacina chegar ao alcance de toda a população”, destacou o Presidente do Conselho Maurício Nogueira.
O Centro de Atendimento à Dengue que foi montado em frenteao Hospital Padre Libério, no bairro Senador Valadares, segue atendendo das 7hàs 22h com os pacientes sendo admitidos até às 21h todos os dias da semana.
Também foram criadas Unidades Sentinelas para atendimento excluso para pacientes com sintomas de alguma arbovirose. Uma funciona na UBS Nossa Senhora da Piedade (antiga Policlínica) e a outra na UBS Walter Martins, com expediente das 7h às 20h de segunda a sexta-feira com admissão de pacientes até às 19h. Aos sábados e domingos o atendimento nessas UBS será de 7h às 16h com admissão de pacientes até às 15h.