Aumento do número de casos de dengue altera o atendimento pediátrico de urgência

O enfrentamento à dengue e à chikungunya em Pará de Minas tem exigido um grande esforço da Secretaria Municipal de Saúde, sobretudo dos setores da Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e Vigilância Ambiental uma vez que o número de casos notificados e confirmados continua aumentando.
A situação continua preocupante e tanto o Centro de Atendimento à Dengue quanto as Unidades Sentinelas Walter Martins e Nossa Senhora da Piedade estão ficando lotadas de pacientes suspeitos de terem contraído a doença. Em virtude do aumento do número de casos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde foi obrigada a alterar o atendimento pediátrico de urgência.
“Diante do cenário de super lotação hospitalar ocasionado tanto pela dengue quanto pela antecipação das doenças respiratórias muitos pacientes eles estão ficando internados na nossa pediatria sem transferência até por uma questão de vaga. Isso eu pude observar nessa viagem que fiz que é um cenário que está em Ribeirão Preto, Campinas, Florianópolis, todos os municípios que eu tive contato alegou a mesma situação, dificuldade de transferência em função da falta de leitos diante da demanda ter sido muito alta, então além da ampliação lá do Hospital Padre Libério com ampliação de mais dez leitos de observação nós deslocamos o atendimento observação pediátrica pra aqueles pacientes ficha verde pro AME, isso diminui o fluxo dentro do HPL, cria um fluxo de atendimento pra esse paciente ficha verde dentro do AME por ser um quatro menos agravado, menos sensível que da condição da gente ter uma logística melhor tanto pro paciente quanto pros profissionais evitando assim a super lotação que é evidente que está acontecendo isso não só na rede pública mais em toda rede privada do Brasil, então a gente tem que viver estratégias pra que a gente possa dar conforto ao paciente e uma delas é a gente abrir novas portas”, explicou o Secretário de Saúde, Wagner Magesty.
A Prefeitura de Pará de Minas tem realizado diversas ações de enfrentamento à epidemia de dengue. Além da abertura do Centro de Atendimento à Pacientes com Dengue, para agilizar a assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação da doença, a Secretaria Municipal de Saúde ativou unidades sentinelas para o cuidado com a população.
Mutirões de limpeza e aplicação de inseticidas são realizados com o objetivo de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e ações educativas têm sido intensificadas em escolas e empresas, no intuito de conscientizar a população sobre a importância da adesão de todos na luta contra as arboviroses. As visitas domiciliares realizadas por Agentes de Combates a Endemias são realizadas até mesmo em horários flexibilizados para atingir o máximo de residências.