Tudo pronto para o Dia D de vacinação contra gripe em Pará de Minas neste sábado
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 25 de março e vai até o dia 31 de maio. O Ministério da Saúde informou que a imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada neste ano de 2024 em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
A vacina previne contra os vírus que geralmente começam a circular no país nos meses de maio, junho e julho. O Ministério da Saúde vem observando uma antecipação da circulação de vírus respiratórios no Brasil por essa questão a vacinação foi antecipada.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Pará de Minas segue a todo vapor com as doses sendo ofertadas em todas as 25 salas de vacina do município de 7h30 às 15h30 e o Dia D de Vacinação será neste sábado (13/04).
“O Dia D de Vacinação contra a Gripe será neste sábado dia treze de abril, as unidades funcionarão de oito às dezesseis horas e as que estarão abertas no município são às seguintes: UBS Dom Bosco, UBS Paraiso, UBS Vila Ferreira, Sala de Vacina do AME, Escola Municipal Dona Cotinha a UBS Nossa Senhora da Piedade no bairro Nossa Senhora das Graças”, informou a Enfermeira Juliana Viana, responsável pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
A dose utilizada é a trivalente e, portanto, conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa do ministério é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Confira o público-alvo:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
- Trabalhadores da saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.