Casos de Dengue e Chikungunya diminuem e atendimento será somente no Centro de Atendimento a Dengue neste final de semana
Durante essa semana houve uma redução no número de atendimentos aos casos suspeitos de Dengue e Chikungunya no Centro de Atendimento a Dengue e nas Unidades Sentinelas em Pará de Minas. Além, disso, a equipe de agentes de combate a endemias fechou na quinta-feira da semana passada o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) e houve uma redução do índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica.
Em janeiro a situação era muito preocupante em Pará de Minas, o LIRAa estava em 7,4% deixando o município em situação de risco de uma epidemia, fato realmente aconteceu. Agora em maio o LIRAa fechou em 1,6%, ainda acima de 1% que é o índice preconizado pelo Ministério da Saúde. A redução do índice se deve ao trabalho dos agentes de combate a endemia, as ações de aplicação de UBV Leve e UBV Pesado e a ajuda da população que está fazendo sua parte.
Diante da redução dos atendimentos de casos de dengue e Chikungunya a Enfermeira Ana Clara Teles Meytre, Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, informou o funcionamento do Centro de Atendimento à Dengue nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, na sexta (31), ponto facultativo, no sábado dia 1º de junho e no domingo 2 de junho.
“Para este feriado do dia 30 de maio e ponto facultativo que ocorre no dia 31 e também durante o final de semana nós manteremos o Centro de Atendimento à Dengue funcionando das 7h às 19h com admissão dos pacientes até às 18h. No último final de semana as Unidades Sentinelas da Piedade e do Walter Martins atenderam um número muito reduzido de pessoas, então nós decidimos centralizar esse atendimento no Centro de Atendimento a Dengue. Importante a gente falar que esses atendimentos eles são ofertados não só pros pacientes que procuram a unidade pela primeira vez, mas aqueles também que estão em monitoramento seja monitoramento diário ou revisão do quinta dia, então esses pacientes podem buscar o serviço durante o feriado, o ponto facultativo e esse final de semana”, ressaltou Ana Clara.
O Centro de Atendimento à Dengue funciona na Rua Dr. Aloisio Procópio Lobato de Menezes, nº 1070, bairro Senador Valadares, em frente ao Hospital Municipal Padre Libério.