Secretaria de Saúde reinicia Levantamento Epidemiológico de Leishmaniose Visceral em Cães

A leishmaniose é uma doença que preocupa em Pará de Minas e toda a região que é endêmica e é uma zoonose, ou seja, é uma doença que atinge os animais e os seres humanos, então todo cuidado para evitar a contaminação.
Com o objetivo de definir através de uma amostragem a porcentagem de animais positivos da cidade a Secretaria Municipal de Saúde está realizando o Levantamento Epidemiológico de Leishmaniose Canina em Pará de Minas pelo Centro de Controle de Zoonoses pra saber qual o risco da doença para a saúde humana e assim definir ações de prevenção tanto pra a saúde humana quanto pra saúde animal.
O trabalho está sendo reiniciado no bairro JK. A meta é realizar a testagem de 10% da população canina do Município, o que corresponde a cerca de 2300 animais. O Veterinário Oscar Leitão, Referência Técnica do CCZ, dá outras informações sobre a testagem e pede o apoio da população ao trabalho, autorizando a realização do exame em seus animais:
“Eu vim mais uma vez falar um pouco sobre o nosso projeto de levantamento epidemiológico da leishmaniose visceral canina. É um projeto que a gente testa os cães de todos os bairros da cidade de forma aleatória através de um sorteio de quarteirões pra que a gente consiga estimar a porcentagem de cães positivos da cidade e assim determinar o risco da doença pra saúde humana, pra saúde animal, determinar ações de prevenção e controle da leishmaniose. Esse trabalho vai ser realizado em todos os bairros da cidade, já começou a acontecer, então já testamos animais no Califórnia, União, São Vicente de Paulo, São Pedro, São Luiz, Ipês, Jardins, Grão Pará, mais recentemente concluímos o projeto no bairro Santos Dumont e iniciamos o trabalho nesta quinta-feira no bairro JK, no total serão testados 36 animais testados nesse bairro. A gente agradece a colaboração da população até o momento nos bairros que já foram realizado e pede que a população continue contribuindo com o nosso projeto permitindo a testagem dos cães”, informou o Veterinário Oscar Leitão, Referência Técnica do CCZ.
O trabalho, que já foi feito em diversas regiões de Pará de Minas, foi reiniciado no bairro JK nesta quinta, (02/05). A meta é realizar a testagem de 10% da população canina do Município, o que corresponde a cerca de 2300 animais, para saber qual o risco da doença para a saúde humana e depois definir ações de prevenção tanto para a saúde humana como também dos animais. Lembrando que hoje a leishmaniose canina tem tratamento.