38ª Cavalgada de Pará de Minas movimentou centenas de cavaleiros e amazonas

Um emocionante desfile de amazonas e cavaleiros foi o ponto alto da 38ª Cavalgada de Pará de Minas, realizada no domingo, 21 de abril, Dia dos Inconfidentes. Antes do início do desfile na Esplanada do Chicão, os participantes e seus animais foram abençoados pelo Padre Dênis Dutra.
Após saírem do Chicão, o cortejo passou pela Avenida Presidente Vargas, Praça Melo Viana, Rua dos Expedicionários, Praça Torquato de Almeida, Rua São José, Praça Afonso Pena, Praça Padre José Pereira Coelho, Rua Benedito Valadares, Rua do Rosário, Praça Melo Viana e Avenida Presidente Vargas, que ficou completamente lotada por famílias e pessoas de todas as idades para assistir ao desfile.
De volta ao Chicão, amazonas e cavaleiros se juntaram a um grande público que aguardava os shows gratuitos de Marcos Motta, Edmar e Josimar, Fábio Meller, e Gracyana Duarte. Antes dos shows, o economista Mar os Abreu Leite, idealizados da Cavalgada, foi homenageado pela Prefeitura.
Também foram premiados a comitiva mais organizada, a amazona mirim e a Rainha da Cavalgada. O animal mais bonito do desfile também foi destacado. Criada em 1981, a Cavalgada de Pará de Minas retornou ao calendário de eventos do Município em 2022, após uma pausa de seis anos.
A 38ª Cavalgada de Pará de Minas foi promovida pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional. “É uma festa que já é tradição em Pará de Minas, a trigésima oitava Cavalgada, uma festa consagrada, estamos com um número muito grande de animais, um público maravilhoso, um público e a gente esperar que mais desfile, essa Cavalgada pra entrar para a história de Pará de Minas”, ressaltou a Secretária de Cultura, Andreia Xavier Paulino.
“Pará de Minas é um modelo, um exemplo na trigésima oitava Cavalgada mantendo as nossas raízes, mantendo as nossas tradições eu aqui numa charrete com condutor e o secretário de saúde pra dar um apoio, mas a Andreia e sua equipe toda fazendo um belíssimo trabalho”, destacou o Prefeito Elias Diniz.
“Em 1983 eu era presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas morando em Belo Horizonte, mas eu sempre tive o compromisso de vir todas as semanas a Pará de Minas nunca falhei, até hoje eu venho todas as semanas aqui, então naquela época eu atuei muito neste segmento rural, eu tinha a minha fazenda, gostava muito de cavalo, fiz o meu cumprimento de obrigação militar como cadete de cavalaria, resultado, eu queria homenagear o cavalo e aproveitei também pra fazer uma festa assim, mais pensada, primeiro com o objetivo de trazer todo o pessoal do meio rural para o centro da cidade pra dizer que a cidade pertence também aos que moram no meio rural. Também envolvi a Policia Militar que tem o Tiradentes como Patrono, eu falei assim, vou pegar a Polícia Militar pra mim ajudar nesse projeto pra criar uma festa cívica porque afinal de contas o cavalo levou no dorso aqueles homens que tinham no coração os ideais de liberdade, eram os homens da Inconfidência Mineira que usaram o cavalo. Na época eu falei, gente vamos fazer uma festa que tenha razão de existir, que não seja festa por festa, que não seja apenas um espetáculo e felizmente hoje esse sentido está sendo dado, sendo interpretado, reconhecido pelos que estão promovendo parabéns, eu tenho que dar parabéns é aos que estão resgatando essa coisa com tanto valor assim”, relatou Dr. Marcos Abreu, criador da Cavalgada de Pará de Minas.
A segurança foi um dos pontos altos da Cavalgada 2024 e nenhuma ocorrência grave foi registrada durante o evento. Estiveram trabalhando Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e seguranças particulares. A Cavalgada foi uma festa da família no último domingo em Pará de Minas. Ao longo da Avenida Presidente Vargas e no Centro da cidade milhares de pessoas assistiram ao desfile sendo que o mesmo aconteceu dentro do Parque de Exposições durante os shows.