Cidades

Soltura de rojões surte efeito e garças desaparecem do Parque do Bariri

Cidades 29/04/2024/ 13:59:36
Soltura de rojões surte efeito e garças desaparecem do Parque do Bariri

Depois de muitas reclamações de moradores, frequentadores e turistas que visitam o Parque do Bariri e a ameaça ao equilíbrio ecológico do espaço causado pela infestação de garças, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente colocou em prática um plano de ação na tentativa de solucionar a questão, principalmente o mal cheiro.

A secretaria colocou em prática um plano de ação para combater a infestação descontrolada de garças no Parque do Bariri com a soltura de rojões para afugentá-las durante três dias e em uma noite na semana passada e pelo menos por enquanto a ação tem surtido efeito, as aves desapareceram do espaço.

O Secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano Oliveira Franco, faz um balanço das ações para minimizar a infestação de garças no Parque do Bariri, realizadas na última semana. Ele também reforça a importância dessas ações para o equilíbrio ecológico.

“A gente entende que a ação deu certo, a gente aprendeu muito com a ação, na verdade a gente estudou bastante antes de tomar a decisão, eu vi que muitas pessoas tinham um monte de ideias, pena que não dá pra gente conversar com todo mundo porque muitas daquelas ideias foram estudas antes e tem um motivo pra gente não ter utilizado, claro que foi uma decisão de quem está adiante, eu tomei minha decisão lá, nem todo mundo talvez concorde, mas foi muito positivo. A gente conseguiu sucesso vamos dizer assim, por enquanto, eu de fato como eu disse antes, não acredito que só isso vai resolver completamente o problema, mas a gente aprendeu a trabalhar e se precisar de novo a gente vai trabalhar com formas menores, mais rápidas e com menos impacto ainda e funciona. No sábado e no domingo eu estive no horário que elas chegam e não tinha nenhuma lá, não chegou nenhuma para ficar”, explicou o Secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano.

O método traçado foi para minimizar as consequências geradas pelo grande número de garças brancas que conviviam no local. A soltura de fogos de artifício, durante as noites que começou na terça e terminou na sexta-feira 26 de abril foi a primeira estratégia aplicada para espantar as aves do Parque do Bariri com o objetivo de evitar o agravamento do problema.

Outras Notícias