Cidades

Execução do projeto Mais Sabor na Terceira Idade foi apresentado no Centro de Convivência Social

Cidades 16/05/2024/ 16:53:40
Execução do projeto Mais Sabor na Terceira Idade foi apresentado no Centro de Convivência Social

Foi apresentada na manhã desta quinta, 16 de maio, no Centro de Convivência Social, no bairro JK, a execução do projeto Mais Sabor na Terceira Idade, executado com recursos advindos do Fundo Municipal do Idoso. Os objetivos principais da iniciativa são a orientação dos idosos sobre hábitos alimentares saudáveis e a promoção da integração e da inclusão social dessa parcela da população.

Essa iniciativa não proporciona apenas momentos de sabor e aprendizado culinário, mas também promove a integração e o bem-estar dos participantes. No projeto Mais Sabor na Terceira Idade, os idosos tem a oportunidade de aprender a preparar panqueca verde entre outros alimentos utilizando hortaliças frescas provenientes da Horta Terapia.

“É mais um projeto inaugurado aqui no Centro de Convivência Integrado em um espaço construído recentemente, estamos aqui num prédio que deu oportunidade pra gente trazer mais projetos e dar oportunidades a essas pessoas que frequentam aqui o Centro de Convivência Integrado, porque que é integrado? Nesse espaço a gente coloca criança, adolescente e pessoa idosa, então nós temos atividades aqui durante a semana que integra a criança, o adolescente e a pessoa idosa e hoje um projeto aqui dedicado a pessoa idosa que é o Mais Sabor na Terceira Idade”, destacou o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina.

“Esse projeto ele iniciou desde o ano passado a partir de um chamamento público do Conselho do Idoso e desde então nós iniciamos esse projeto aqui no Centro de Convivência dos Idosos em parceria com a ABEV, Associação Bela Vista e esse projeto tem como objetivo o atendimento exclusivo a pessoa idosa, pessoas com idade igual e acima de sessenta anos que poderão através do Mais Sabor na Terceira Idade desenvolver receitas através de oficinas culinárias. Essas oficinas elas são realizadas semanalmente com o apoio da nutricionista, da auxiliar de cozinha e da cozinheira podem desenvolver diversas receitas que trazem memórias afetivas, que elas faziam antigamente, que elas faziam em casa, então é um espaço pra elas poderem trazer as suas memórias afetivas pra esse espaço, aprenderem também novos desafios, novas receitas e também aprender a como lidar com as doenças porque os idosos na maioria dos casos eles já trazem algumas doenças acometidas como hipertensão, diabetes eles conseguem também através dessas oficinas praticar isso em casa, esse cuidado com a saúde promovendo assim qualidade de vida”, concluiu a Coordenadora do Centro de Convivência dos Idosos, Franciele de Lima Souza Tinoco.

O projeto Mais Sabor na Terceira Idade tem um papel importante na qualidade de vida dos idosos que participam uma vez que as oficinas são verdadeiras terapias.

Outras Notícias