Morador do Padre Libério reclama de lotes sujos e cobra mais fiscalização
As reclamações sobre o mato que toma conta de ruas e lotes nos bairros de Pará de Minas são constantes e em grande número uma vez que isso contribui para o aumento do surgimento de animais peçonhentos que colocam em risco a saúde, em alguns casos até a vida da população, uma vez que cobras, escorpiões, aranhas, caranguejo, ratos e baratas estão invadindo as casas em alguns bairros da cidade.
Outra grande preocupação é com a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica. Embora os casos tenham diminuído, Pará de Minas continua enfrentando uma epidemia de dengue e um grande número de casos de Chikungunya. Houve inclusive a necessidade do uso do fumacê para combater o mosquito.
A Secretaria Municipal de Saúde cobra a colaboração da população no combate ao Aedes aegypti no sentido de manter os quintais limpos, mas a própria Prefeitura está deixando lotes que pertencem ao município cheio de mato e com muita sujeira.
Diante dessa situação o cidadão Geraldo Paulino Rodrigues, o popular Geraldo Cabrito, morador do bairro Padre Libério cobra da prefeitura a limpeza dos lotes sujos e ressalta que os agentes de saúde estão preocupados somente em olhar dentro das casas e deixando de lado os lotes que estão cheio de mato e sujeira.
“Eu quero fazer uma reclamação, é o seguinte. Essas moças da dengue chega na casa da gente e olha água de galinha, olha a água de cachorro, garrafas vazias e sei mais o quê e os focos maiores estão nos lotes vagos que o pessoal não cuida, estão cheios de mamoneiras, o povo pega copo descartável, pega copo de sorvete e vai jogando lá, e quando a chuva vier enche aquilo de água e com isso surgem os focos do mosquito, são nos lotes vagos que estão os maiores focos do mosquito da dengue e as ruas também estão cheias de mato, vai acabar aparecendo onça nas ruas que está uma pouca vergonha. A Secretaria de Saúde precisa olhar esses lotes sujos, não é só dentro da casa da gente não, eles precisam multar os donos que não cuidam dos seus lotes, são neles que estão os focos maiores do mosquito transmissor da dengue, no bairro Padre Libério está cheio de lotes sujos, a Prefeitura precisa olhar mais isso aí”, cobrou o cidadão Geraldo Paulino.
De acordo com informações, a equipe de capina e limpeza da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura está intensificando o trabalho na tentativa de limpar toda a cidade. O objetivo é atender primeiro as prioridades e depois analisar e atender um grande número de solicitações de capina e limpeza de ruas e lotes sujos feitas pelos vereadores através de requerimentos.
Para denúncia de lotes sujos, o denunciante deve entrar em contato através dos telefones (37) 3233-5878 ou (37) 9 9972-3192 (apenas mensagens pelo Whatsapp), ou presencialmente, na Sede da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas, situada na Rua Waldemar de Oliveira, nº 606, Bairro Santos Dumont.