Secretaria de Meio ambiente recebe doação de alevinos e inicia peixamento das lagoas de Pará de Minas

A Secretaria de Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente recebeu no início da tarde da última quinta-feira (25), a primeira remessa de alevinos de tilápia e lambari, para o início do programa de fomento à piscicultura.
A iniciativa inédita no âmbito municipal tem o objetivo de promover o peixamento de lagoas da cidade e o fomento ao agronegócio, por meio de cursos e capacitações. Os peixes também serão utilizados para repovoamento dos cursos d'água da região de Pará de Minas que foram atingidos pelo rompimento da barragem da Vale.
“Nós recebemos os alevinos de tilápia e de lambari. Esses alevinos serão criados aqui na secretaria e quando eles chegarem no tempo certo a gente vai fazer a distribuição deles nos afluentes onde foram atingidos pelos rejeitos da VALE e também nas lagoas de Pará de Minas. Esses alevinos, o lambari a gente sai com eles um pouco mais rápido, cerca de dois meses a gente já vai estar começando a fazer essa distribuição já as tilápias com três, quatro meses a gente já vai levar elas para as áreas de soltura, elas vão sair juvenis, elas não vão sair peixes grandes, vão sair peixes com dez centímetros”, ressaltou Poliana Maia, Gerente de Apoio às Áreas Rurais da SMADRMA.
“É uma atividade muito interessante porque a partir daqui a gente traz produtores rurais junto à secretaria, junto à prefeitura pra aprenderem o manejo, descobrirem como é o sistema e aí terem a oportunidade de replicarem isso junto à comunidade como fonte de renda, fornecer serviço, fornecer mão de obra e fornecer também produtos a mais na comunidade”, destacou Paulo Victor Ramalho, Engenheiro Agrônomo, Consultor Técnico da Psicultura Igarapé, empresa que forneceu os alevinos.
A Secretaria de Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas vai distribuir parte desses alevinos para pequenos produtores que queiram cria-los em casa pra fomentar a alimentação e ajudar no incremento de renda.