Palestras marcam a celebração do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Em memória à pequena Araceli Cabrera Crespo, abusada e morta com apenas 8 anos em 1973, em Vitória (ES), uma lei federal instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante todo o mês de maio, organizações sociais e órgãos públicos realizam uma série de atividades de conscientização e mobilização pelo fim da violência sexual infantil.
Em 2023, o Disque 100, canal de acolhimento de demandas de violação dos direitos humanos do governo federal, recebeu 31.252 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. No Distrito Federal (DF), foram 477 registros.
Já dados da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) mostram que, no ano passado, a violência sexual foi responsável por 40,8% das ocorrências contra crianças registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O estupro foi o tipo mais prevalente, em 71,4% dos casos.
O avanço das tecnologias de comunicação, do uso da internet e das redes sociais cria novas configurações de violências sexuais contra crianças e adolescentes no ambiente virtual, desafiando as estratégias de combate e proteção.
Em 2023, a Safernet, ONG que atua na defesa e promoção dos direitos humanos na internet, recebeu 71.867 novas denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online. O número é o recorde absoluto de denúncias novas (não repetidas) desse tipo de crime que a ONG recebeu ao longo de 18 anos de funcionamento da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos.
Em Pará de Minas o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente tem recebido muitas denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes e os conselheiros tem trabalhado muito no combate a esse crime que aumenta de maneira assustadora no município.
O maior problema é que os abusadores na maioria das vezes estão dentro das próprias casas dos abusados sendo parentes, amigos e vizinhos mais próximos. O abuso sexual de crianças e adolescentes é crime e precisa ser denunciado com urgência para que esses pedófilos possam ser colocados atrás das grades.
Celebrando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes o Conselho Tutelar de Pará de Minas promoveu um grande evento na Praça Padre José Pereira Coelho, Centro da cidade, na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, diversas atividades e palestras de conscientização para alunos de diversas escolas do município alertando sobre o que fazer para as crianças e adolescentes se protegerem dos abusadores.
“Nós estamos fazendo uma divulgação porque amanhã comemora-se o Dia da Proteção contra o Abuso a Criança e ao Adolescente e a gente está aqui divulgando, promovendo palestras e dinâmicas também com o objetivo de conscientizar a população contra essa evolução que está tendo de abusos”, ressaltou a Conselheira Tutelar, Rosilene Alves Maciel.
Os telefones do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pará de Minas para denúncias são os seguinte: (37) 3233-5935 ou (37) 99803-3913. Que preferir pode ligar Disque 100 que é dos Direitos Humanos e fazer a denúncia. Toda denúncia feita é sigilosa e ninguém fica sabendo quem foi o denunciante.