Cidades

Oficina de confecção de tapetes para a procissão de Corpus Christi acontece no próximo sábado

Cidades 15/05/2024/ 18:57:13
Oficina de confecção de tapetes para a procissão de Corpus Christi acontece no próximo sábado

A celebração da festa de Corpus Christi é um dos bens imateriais do Município, registrado a partir do significado histórico, cultural e religioso dela para a população pará-minense. Na cidade, seu ponto alto é a procissão em honra ao Corpo e Sangue de Jesus Cristo, em trajeto decorado por tapetes processionais.

No intuito de contribuir para a preservação da tradição, a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional promoverá uma oficina de confecção desses tapetes, no sábado, 18 de maio, às 14 horas, na Escola de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria – Sica.

A oficina será ministrada pelos professores da Escola e artistas João Batista Leite e Wagner Vasconcelos, que repassarão aos participantes técnicas para criação dos tapetes processionais, utilizando serragem, tinta xadrez e outros pigmentos. A Secretaria também doará parte do material que será utilizado para a preparação dos tapetes, no dia de Corpus Christi, próximo dia 30.

Em reunião realizada na Casa da Cultura na tarde do dia 14 de maio, a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, Padre Hedvan Richardson Souza Lucas, Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora da Piedade e Pároco da Paróquia São Francisco, o Historiador Alaércio Delfino e o Artista João Batista Leite decidiram tudo sobre a Festa de Corpus Christi, sua historicidade, a parceria da Prefeitura e a realização da oficina.

“A celebração de Corpus Christi na realidade muita gente acha que os tapetes de Corpus Christi é que são tombados, na realidade a celebração que é uma das manifestações mais antiga que a gente tem na cidade ela desde o início lá de 1870 a gente tem registro de celebração de Corpus Christi na cidade. O registro fotográfico mais antigo que a gente tem de 1926, que a gente tem uma foto de uma grande celebração na praça da antiga Matriz, ela é um bem tombada como eu já disse e a Secretaria de Cultura busca todo ano a valorização não só desse evento religioso e cultural e pra manter essa história antiga viva”, revelou o Historiador Alaércio Delfino.

“Aproxima –se essa grande comemoração, essa grande festa litúrgica da Igreja Católica a Festa de Corpus Christi no próximo dia 30 de maio. Ela tem a sua importância porque a Festa de Corpus Christi ela vai concluir um ciclo de bonitas e grandes solenidades que a igreja está vivendo e celebrando no calendário litúrgico. Estamos celebrando Ascensão do Senhor, Festa de Pentecostes, Solenidade da Santíssima Trindade e consequentemente vamos concluir com a Solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo. Esta grande festa ela faz uma memória e uma bela união com a Quinta-feira Santa, o Solene Tríduo Pascal, em que Nosso Senhor Jesus Cristo reunido com seus apóstolos naquela grande ceia deixou para nós e quis a sua presença eucarística, sacramental, se fez como alimento e convida a todo povo que nele crê que se alimentar daquele pão e beber daquele cálice permanecerá com ele, então essa é a importância da Festa de Corpus Christi”, ressaltou Padre Hedvan Richardson Souza Lucas, Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora da Piedade e Pároco da Paróquia São Francisco.

“Fazer parte de um evento como este, um evento religioso é de uma significação muito grande não somente pra mim, mas pra toda equipe aqui da Secretaria de Cultura. Este evento que faz parte do Calendário da Secretaria de Cultura e a gente poder contribuir, dar esse apoio para as paroquias com a produção dos tapetes, a gente cedendo todo esse material para que possa ser produzido os tapetes realmente é maravilhoso a gente poder ver nas ruas as famílias, as pessoas ali produzindo esses tapetes que ficam muito bonitos, então é realmente um momento único, um momento mágico”, concluiu a Secretária de Cultura, Andreia Xavier Paulino.

Corpus Christi – Festa da unidade das Paróquias de Pará de Minas. O grande evento religioso une todas as paróquias e acontecerá no dia 30 de maio com seguinte programação:

15h30 – concentração na praça em frente ao condomínio “Alta Vila”, no bairro São Luiz,

16h – início da solene Procissão de Corpus Christi em direção à Matriz São Francisco. Na chegada, Bênção como o Santíssimo Sacramento e Santa Missa Solene.

Outras Notícias