Cidades

Documentário sobre os 60 anos de carreira de Urbano Medeiros será lançado em Pará de Minas

Cidades 07/05/2024/ 12:24:03
Documentário sobre os 60 anos de carreira de Urbano Medeiros será lançado em Pará de Minas

Um dos maiores nomes do cenário artístico de Pará de Minas - MG se tornou tema de um projeto audiovisual. O maestro Urbano Medeiros, reconhecido internacionalmente por seu trabalho musical completou no ano passado, 60 anos de carreira, e agora, toda a sua trajetória será mostrada em um documentário inédito.

O documentário desenvolvido pelo produtor pará-minense José Luiz Pereira foi um dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, através de um edital promovido pela Prefeitura Municipal de Pará de Minas, através da Secretaria Municipal de Cultura com recursos do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Intitulado “Urbano Medeiros: 60 Anos de Música”, o documentário será lançado nesta quinta-feira (9), a partir das 19:00, na Estação Cultural em Pará de Minas, abordando toda a trajetória do renomado músico Urbano Medeiros, sendo considerado um dos grandes nomes da música instrumental no Brasil e no mundo, e sua paixão pela cidade de Pará de Minas, como a terra que escolheu para viver e criar sua família e desenvolver o seu trabalho.

Segundo o idealizador do projeto, José Luiz Pereira, o objetivo é de prestar uma homenagem aos 60 anos de carreira do maestro, que é considerado um dos grandes nomes da música instrumental em todo o Brasil e sua paixão pela cidade de Pará de Minas, mostrando também a importância e a influência da cidade em sua vida e sua obra.

De acordo com José Luiz, a ideia do projeto surgiu através de seu contato com a música, sendo que, por trabalhar no audiovisual há quase 10 anos, sempre teve muito contato com o cenário musical, e sempre ouviu falar de Urbano Medeiros como uma genuína “lenda viva” de Pará de Minas.

As gravações do documentário foram feitas no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, em Pará de Minas, onde o músico falou sobre seu trabalho, sua vida pessoal e sua espiritualidade. Além disso, Urbano tocou músicas de improviso durante as gravações, tanto em instrumentos de sopro como no piano, surpreendendo a equipe com uma ousada performance.

José Luiz diz se sentir lisonjeado pelo trabalho realizado com o artista.

Para ele, este documentário inédito servirá também como um registro histórico para que a própria população pará-minense conheça mais sobre a vida e o trabalho deste ilustre músico, servindo também até mesmo para que as futuras gerações conheçam e estudem a biografia deste renomado artista.

Por outro lado, Urbano também agradeceu aos profissionais pela homenagem e elogiou o trabalho feito pela equipe.

Além da criação e das imagens, José Luiz Pereira também contou com a participação de Alisson Hanke também nas imagens e de Lafayette Teixeira no roteiro e entrevista. Além de outros profissionais que fizeram parte da equipe.

O Maestro

Urbano Medeiros é reconhecido em diversos países pelo mundo afora e que apresenta toda uma história com a cidade de Pará de Minas. Apesar de ter nascido em São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte, Urbano se considera um autêntico pará-minense, e já há várias décadas, a cidade também o considera como um filho especial de suas terras.

Urbano Medeiros tem uma história no mínimo peculiar. Potiguar de coração pará-minense e judeu convertido ao Cristianismo, o músico tem certamente um trabalho totalmente diferente dos demais músicos instrumentistas de nosso tempo. Apesar de ter seu trabalho reconhecido como saxofonista, Urbano Medeiros também se destaca em diversos instrumentos de sopro. Mas o que diferencia a música de Urbano no cenário artístico contemporâneo é certamente a religiosidade presente em seu trabalho. Convertido ao Catolicismo, a religião desempenha um papel crucial em toda sua vida, assim como em seu trabalho. Urbano apresenta uma música mística e reflexiva.

Inspirado tanto pela tradição cristã oriental como pela vida dos santos, o trabalho do artista tem o poder de transportar as pessoas para o mundo espiritual, fazendo com que as pessoas possam se conectar tanto com Deus como com elas próprias. Isto faz parte do trabalho de Musicoterapia, que Urbano Medeiros desenvolve ao longo de vários anos, tanto através de seu trabalho onde visita principalmente os mais pobres que não tem acesso aos palcos, e tocando para elas, como também em grandes palestras, como por exemplo, na Comunidade Canção Nova, que reúne milhares de pessoas em seus encontros em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo.

O trabalho de Urbano Medeiros também já teve destaque nacional na televisão, na série “Gente que Faz”, que era produzida pelo extinto banco Bamerindus e exibida em horário nobre na Rede Globo. Urbano também já teve seu trabalho reconhecido pela Unesco, ONU e pelo Vaticano.

O documentário “Urbano Medeiros: 60 Anos de Música” será exibido gratuitamente nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, na Estação Cultural, no Centro de Pará de Minas. O vídeo contará também com legenda descritiva, para atender as pessoas com algum tipo de deficiência auditiva.

Outras Notícias